Salvador: Espetáculo faz homenagem à cantora mineira Clara Nunes

Considerada uma das maiores intérpretes do país, a cantora Clara Nunes (1942-1983),  que  ganhou destaque cantando samba, era  também uma pesquisadora e admiradora das músicas  afro-brasileiras.Os que conheceram o talento da cantora e a nova geração têm, agora, mais  oportunidade de rever um pouco de sua trajetória, repertório musical e seus questionamentos, através do espetáculo Deixa Clarear – Musical sobre Clara Nunes.

Por Eduarda Uzêda, do A Tarde 

 

A montagem, protagonizada pela atriz Clara Santhana,  pela primeira vez será apresentada em Salvador. Será no Teatro Jorge Amado, sexta-feira, 15, e sábado, 16, às 20 horas, e domingo, 17, às 19 horas. “Este é um projeto idealizado por mim para homenagear  Clara Nunes, uma artista que aprendi a admirar na adolescência”, afirma Clara   Santhana,  que tem apenas 27 anos.

Expectativa

“Minha expectativa de apresentar este espetáculo  para Salvador é muito grande, pois  Clara Nunes  tinha ligação  forte com a  Bahia e com a cultura afro-brasileira”, afirma a atriz.
Ela conta que o espetáculo estreou em  2013 no Rio de Janeiro como uma homenagem aos 30 anos de morte da cantora. Se viva fosse, Clara Nunes faria em agosto 73 anos de idade.

Com direção de Isaac Bernat, texto de Márcia Zanelatto e direção musical à cargo de Alfredo Del Penho, a montagem, que tem 75 minutos de duração, de acordo com Clara Santhana,  apresenta um pouco da infância de Clara Nunes.

Não ficam de fora no espetáculo a relação com Chacrinha e questionamentos da cantora mineira em relação à religiosidade afro-brasileira (a intérprete, que era católica e chegou a flertar com o espiritismo, depois foi iniciada na umbanda).

Repertório

O espetáculo apresenta 20 canções que foram interpretadas por Clara Nunes. Entre elas,   O Canto das Três Raças (Paulo César Pinheiro/ Mauro Duarte), Morena de Angola (Chico Buarque), O Mar Serenou (Candeia) e Ê Baiana (Fabrício da Silva/Baianinho/Ênio Santos/ Miguel)

Clara Santhana diz que  este é seu primeiro solo e  que o  maior desafio “foi o de cantar  músicas que têm melodias complexas”. A cenografia de  Doris Rollemberg leva ao palco  uma cortina de miçangas e contas conhecidas como Lágrimas de Nossa Senhora. O figurino de Desirée Bastos traz indumentárias  características da cantora mineira, a exemplo das roupas brancas que remetem aos trajes das baianas.

Músicos  tocam ao vivo: Michel Nascimento (percussão), Bidu Campeche (cavaquinho e percussão) e João Bittencourt (violão).

+ sobre o tema

Chega de Intolerância – Não toquem em nossos terreiros

Respeitem nosso direito de crença Conheçam nossos...

Corpo de Tim Maia é exumado para exame de paternidade no Rio

Os restos mortais do cantor Tim Maia, que morreu...

Quilombola é humilhado e sofre racismo por PM depois de ir ao banco abrir conta na Bahia

Nota da Associação Comunitária Agropastoril e Quilombola do Povoado...

para lembrar

Artistas negras comemoram vitória de Leila Lopes no Miss Universo

Não foi só a angolana Leila Lopes, de 25...

Aos 62 anos, morre jornalista e apresentadora Graça Araújo vítima de um AVC

O jornalismo perdeu, na tarde deste sábado (8/9), uma...

“Desepertáculo – Minha Avó Sempre Me Disse” reverência ancestralidade e cotidianos afro diaspóricos

História, educação, musicalidade, poesia, dança, pertencimento, respeito e amor...
spot_imgspot_img

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...

Longa capixaba “Presença”, com roteiro e direção de Erly Vieira Jr., será lançado nos cinemas no próximo dia 1° de agosto

“Presença”, estreia na direção de um longa metragem, de Erly Vieira Jr, que também assina o roteiro, foi selecionado para a Mostra competitiva do...
-+=