São Paulo cria controle de qualidade para boletins de ocorrência

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) publicou no sábado (24) a regulamentação do serviço de controle de qualidade dos boletins de ocorrência do Estado de São Paulo, realizado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da pasta, setor responsável pelas estatísticas de criminalidade.

Por Márcio Apolinário Do Ondda

De acordo com a SSP, a medida busca aprimorar a análise de indicadores de criminalidade divulgados mensalmente, em especial os que resultam em morte.

“A gente sempre fez esse controle, mas, agora, estamos estabelecendo prazos para que as dúvidas que nós temos sobre a classificação dos crimes sejam sanadas”, explicou o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, durante a divulgação dos dados de criminalidade de agosto.

De acordo com a nova resolução, o controle de qualidade verificará a conformidade entre a natureza (tipo de crime) e o histórico da ocorrência; a identificação das pessoas envolvidas; o preenchimento de informações nos campos adequados do sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO, utilizado pela Polícia Civil para a elaboração de boletins); o preenchimento de dados suficientes para a qualidade da informação contida no documento.

O controle de qualidade terá foco especial nos casos que resultam em morte, como homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, além de mortes suspeitas e decorrentes de oposição à intervenção policial. Contudo poderá ser estendida aos demais crimes, inclusive aos que impactam no programa que paga bonificações por resultados a policiais.

+ sobre o tema

Restaurante Nonno Paolo – O racismo não cordial do brasileiro

Criança negra é retirada de restaurante ao ser...

Ivanir dos Santos: Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa: 14 anos de resistência

Precisamos fazer da história um suporte para as nossas...

Nicholas Sparks autor de Diário de uma Paixão é acusado de racismo

Escritor Nicholas Sparks é acusado de preconceito contra gays...

Turista é presa após cometer injúria racial contra gerente de bar em Aracaju

Segundo delegado, ela também agrediu fisicamente e ameaçou um...

para lembrar

A montanha de jovens negros mortos é prova de nosso fracasso como país

Há mais jovens negros mortos por policiais do que...

Em Salvador, um caso de racismo no dia de Iemanjá

Três mulheres negras foram expulsas de "festa VIP" em...

Calendário Johnson’s Baby 2011 – Que país é esse?

O calendário brasileiro Bebê Johnson's 2011 parece representar as...

Especialistas debatem desmilitarização da Polícia Militar

Após a denúncia de que um manifestante teria...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=