Secretaria de Direitos Humanos explica o que é ‘gaslighting’ e ‘mansplaning’

Você sabe o que é ou já ouviu falar em gaslighting? E mansplaning?

A página da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicou em seu Facebook uma série de imagens para explicar o óbvio: não é só a violência física que agride as mulheres todos os dias.

Tanto a violência psicológica, como a intelectual, subestimam, fragilizam e tiram a legitimidade das mulheres em seus cotidianos.

E o que faz com que estas formas veladas de violência tenham tanta força é a falta de reconhecimento. Diferente da violência física, elas não deixam marcas na pele, mas sim, na autoestima e no amor próprio de cada mulher.

Não é só a violência física que agride as mulheres todos os dias. Com o machismo como pano de fundo, muitas outras prá…
A página do Think Olga fez um texto neste sábado (2), levantando a questão de como o gaslighting é reforçado pela mídia, não só no caso da Dilma — e agora também no de Janaína Paschoal –, mas de diversas outras mulheres, sejam elas políticas, cantoras, atrizes ou não famosas.
Publicado por Direitos Humanos Brasil em Terça, 5 de abril de 2016

Na publicação do Facebook a Secretaria linkou um texto feito pelo coletivo Think Olga em abril de 2015, no qual há uma lista dando nome e explicando como a manutenção de cada uma dessas violências é feita.

Além disso, o texto também mostra como elas são invisibilizadas pela naturalização de uma série de estereótipos colocados em cima da mulher.

Em tempos de cólera dentro do cenário político nacional, é interessante olhar para estes pontos e enxergar algumas tristes semelhanças. Você já ouviu falar em gaslighting, por exemplo?

Descrição da imagem: arte quadrada, na cor roxa e no fundo o olho de uma mulher. Texto da imagem: Você é louca! Disse o…

Publicado por Direitos Humanos Brasil em Terça, 5 de abril de 2016

A página do Think Olga fez um texto neste sábado (2), levantando a questão de como o gaslighting é reforçado pela mídia, não só no caso da Dilma — e agora também no de Janaína Paschoal –, mas de diversas outras mulheres, sejam elas políticas, cantoras, atrizes ou não famosas.

Este não é um post sobre política.

Este é um post sobre GASLIGHTING, que é uma forma de machismo cruel e perniciosa….

Publicado por Think Olga em Sábado, 2 de abril de 2016

Como bem pontuou a Secretaria de Direitos Humanos: É tempo de rever atitudes e conceitos. Entender quais violências você sofre ou reproduz é o primeiro passo para mudar essa lógica.

+ sobre o tema

Bianca Santana e a militância do associativismo negro no Brasil

Bianca Santana, além de uma escritora de reconhecido talento,...

‘Se quiserem debater, que leiam’, diz Djamila Ribeiro sobre racismo

Para filósofa, deslegitimação de conceitos não é algo novo...

Quer aprender o bê-a-bá do feminismo? A gente ensina

Nós sabemos: você já cansou de ouvir que "não...

para lembrar

Como agressões sexuais em público são punidas no mundo

Caso de abuso em ônibus gerou indignação e questionamentos...

Ministra Luiza Bairros é condecorada com a medalha Mérito Santos Dumont

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da...

Dilma quer lançar logo plano de combate à homofobia

Por determinação do Palácio do Planalto, a Secretaria de...
spot_imgspot_img

VoteLGBT e ANTRA lançam site com mapeamento de pré-candidaturas LGBT para as eleições municipais de 2024

Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e a VoteLGBT, organização da sociedade civil que busca aumentar...

Sueli Carneiro e o feminismo na diáspora negra

Se minha intenção por aqui é contar sobre o movimento de mulheres em diferentes cantos do mundo, um dia depois de Sueli Carneiro completar 74 anos,...

Exposição e livro lembram os 30 anos da morte de Lélia Gonzalez

Os 30 anos de morte da pesquisadora e militante Lélia Gonzalez, um dos nomes mais importantes do pensamento antirracista brasileiro, serão lembrados na mostra Lélia...
-+=