Sem Multas: Liminar suspende propaganda partidária do PSDB em São Paulo com Serra

Uma liminar suspendeu nesta sexta-feira a veiculação da propaganda partidária do PSDB em que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), fala sobre suas realizações como a criação do seguro-desemprego e da expansão do Metrô no estado. A representação foi proposta pelo PT e ainda será julgada pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. ( Leia também: Serra confirma que deixa governo de São Paulo no dia 31, mas evita falar de candidatura a presidente )

Para o corregedor eleitoral do estado, Alceu Penteado Navarro, o mesmo desembargador que no dia 15 de março suspendeu uma peça do PT em que o presidente Lula aparece elogiando a ministra Dilma Rousseff , a inserção do PSDB, veiculada no rádio e na TV desde esta quinta-feira, ultrapassa os limites traçados pelo art. 45 da Lei nº 9.096/95 à propaganda partidária gratuita". O artigo trata da "proibição de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos".

"Seguro-desemprego. Ninguém imaginava que um dia a gente fosse tirar do papel e ajudar o trabalhador numa hora difícil.", diz Serra na propaganda. "Eu batalhei, nós conseguimos. O seguro desemprego é hoje um benefício para você, e também parecia impossível que a gente fosse fazer a maior estação (quando correto é expansão) de metrô do Brasil, pois nós estamos fazendo e gerando emprego para os trabalhadores. É isso, planejamento, experiência de vida e o Brasil no coração", completa.

De acordo com a lei, a propaganda partidária destina-se exclusivamente a:

"I- difundir os programas partidários;

II – transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, dos eventos com este relacionados e das atividades congressuais do partido;

III – divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitários…"

A assessoria do PSDB informou que a decisão não afeta o partido, já que a propaganda não será repetida.

"O PSDB não teve nenhum prejuízo porque a propaganda já foi veiculada, e as próximas inserções estarão de acordo com as recomendações do TRE", disse a assessoria.

TRE nega recurso do PT e mantém propaganda suspensa
Na terça-feira, o TRE de São Paulo negou, por unanimidade, o recurso do PT contra a suspensão da inserção de 30 segundos do partido na televisão, em que o presidente Lula diz que Dilma "tem a alma e a cara de São Paulo ."

A decisão confirmou a liminar concedida corregedor Alceu Penteado Navarro. O desembargador entendeu que a propaganda faz promoção eleitoral em vez de divulgar os ideais da legenda.

Fonte: O Globo.

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

Expectativa com Obama

Por: Frei David Santos O presidente Barack Obama,...

A democracia brasileira está mesmo em vertigem?

Dentre todos os concorrentes ao Oscar 2020 na categoria...

Governo troca cultura por mais armas na favela

Em meio à violência que recrudesce nas favelas do...

Para Jessé de Souza, classe média é sadomasoquista ao apoiar elites

“A classe média é sadomasoquista”, afirma o sociólogo Jessé...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=