SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas

Artigo produzido por Redação de Geledés

O Coletivo RPU Brasil é uma coalizão composta por 31 entidades, redes e coletivos da sociedade civil brasileira. Desde sua criação, em 2017, têm realizado o monitoramento dos direitos humanos no país através do mecanismo da Revisão Periódica Universal (RPU) das Nações Unidas. Em 2019, elaborou seu primeiro Relatório de Meio Período. Em 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Coletivo RPU Brasil optou por elaborar um novo relatório, intitulado “Relatório da sociedade civil: Revisão Periódica Universal dos Direitos Humanos no Contexto da Covid-19”, cujo objetivo era denunciar aprofundamentos das violações de direitos humanos que já vêm sendo evidenciadas pelo grupo, bem como registrar novas violações ocorridas neste momento de crises institucionais, de saúde, econômica, em razão – mas não somente -, da pandemia de Covid-19.

Seguindo o esforço de participação na RPU enquanto Coletivo, de 2021 para 2022, elaboramos 11 relatórios do 3º para o 4º ciclo, no qual avaliamos as 242 recomendações aceitas pelo Estado Brasileiro em 2017.

 No período de 29 de agosto a 02 de setembro estaremos em Genebra com uma delegação de organizações brasileiras para participar da Pré-sessão organizada pela UPR-Info e realizar uma série de atividades de visibilidade e fazer incidência junto às missões diplomáticas de países a partir dos relatórios elaborados pelo Coletivo RPU Brasil. Também será momento de mostrar para a comunidade internacional as situações  de violência e violações de direitos humanos que estamos vivendo no Brasil nos últimos anos.

Com esse intuito realizaremos o Seminário Internacional – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas -, que ocorrerá em Genebra, no dia 31/08/2022, a partir das 18 horas de Genebra (13 horas de Brasília). O seminário tem como objetivo informar e denunciar à comunidade internacional sobre a realidade Brasil e estimular sinergias para a defesa da democracia e dos direitos humanos no país.

O seminário será aberto à participação da Sociedade civil organizada (Brasil e Internacional); academia, igrejas, organizações da cooperação e representantes de órgãos e organismos internacionais.

Queremos convidar você e sua organização para se juntar a nós nesse importante espaço para tratarmos da realidade que estamos vivendo no nosso país e se somar aos esforços de denúncia e de construção de alternativas que fortaleçam as lutas dos movimentos sociais e a democracia no Brasil.

Serviço:

O que: Seminário Internacional – Democracia e Direitos Humanos em Retrocesso no Brasil: Cenários e Perspectivas – Genebra.

Local: Maison Internationale des Associations (Rue des Savoises 15, 1205 Genève)

Quando: 31 de agosto de 2022

Hora: 18 horas de Genebra/Suiça – 13 horas de Brasília/Brasil

+ sobre o tema

O maior legado do Ilê é a valorização do negro

A exposição Ocupação Ilê Aiyê a ser inaugurada no Itaú Cultural,...

Kelly se tornou professora na pandemia e luta por inclusão na sala de aula

Kelly Aparecida de Souza Lima, de 46 anos, tornou-se...

Pacto Nacional do Poder Judiciário para a Equidade Racial

No último dia 25 de novembro, Geledés-Instituto da Mulher...

para lembrar

O ministro, a estudante e a democracia que desejamos

O discurso do ministro Alexandre de Moraes realizado em...

Vai-Vai, como um quilombo cultural, mostra o que o povo negro é capaz de realizar

Da diáspora africana ao racismo estrutural, a Vai-Vai entra...

“É papel do artista saber onde estamos e para onde vamos” diz Mirelle Martins

  A goiana Mirelle Martins, de 34 anos, ganhou o...

Negros no mundo corporativo

A Gerente de Negócios Camila Ramos fala sobre sua experiencia trabalhando em grandes empresas e como a politica de diversidade não contempla todas as...

Lei de cotas e seus avanços

Ao longo dos anos a necessidade de se pensar em ações afirmativas para a promoção de acesso às universidades se fortificou entre os movimentos...

Pacto Nacional do Poder Judiciário para a Equidade Racial

No último dia 25 de novembro, Geledés-Instituto da Mulher Negra, representado por sua diretora Maria Sylvia de Oliveira, participou da primeira reunião do Observatório...
-+=