Senado do Haiti aprova Jean Max Bellerive como primeiro-ministro

Fonte: R7

 

 

O Senado do Haiti ratificou nesta sexta-feira (6) por unanimidade a indicação do ministro do Planejamento e Cooperação Externa, Jean Max Bellerive, para o cargo de primeiro-ministro, que tinha sido proposto pelo presidente do país, René Préval.

Este é o primeiro passo do trâmite parlamentar para confirmação de Bellerive como chefe do Executivo, que deverá ser ratificado também pela Câmara dos Deputados antes de formar o governo e apresentar seu programa de gestão às duas Casas.

Bellerive foi designado por Préval na semana passada como primeiro-ministro, horas depois que o Senado destituiu Michèle Pierre-Louis em desacordo com sua gestão de 13 meses à frente do governo haitiano.

O primeiro-ministro designado levou seus documentos ao Senado na última quarta-feira (4) e mais tarde à Câmara dos Deputados para buscar sua ratificação pelos legisladores.

A posse de um novo primeiro-ministro deverá acontecer com prontidão, segundo representantes de setores civis e diplomáticos, assim como de organismos internacionais, que consideram urgente que o governo volte a ter toda sua capacidade para exercer as funções.

Ministro do Planejamento e Cooperação Externa desde 2006, a figura de Bellerive é marcada por sua experiência na área de cooperação internacional, um dos pilares sobre os quais se baseiam os planos de recuperação do Haiti.

Bellerive se mostrou partidário de contar com um sistema nacional de gestão dos projetos financiados por provedores de fundos. O presidente da Câmara dos Deputados, Louis Jeune Levaillant, disse ontem que a sessão de ratificação na Casa poderia acontecer na próxima terça-feira (10).

 

Matéria original

+ sobre o tema

Na barriga do peixe grande

No próximo dia 4 de setembro devemos relembrar uma...

140 anos sem Luiz Gama: o advogado que libertou centenas de escravizados

Há 140 anos, o Brasil perdia um dos maiores...

Professores superam dificuldades tecnológicas em curso de educação quilombola

  Após vencer barreiras no uso da informática para execução...

Decoração do Carnaval de Olinda 2011 fará homenagem ao continente africano

A decoração do Carnaval de Olinda 2011 fará um...

para lembrar

Inscrições abertas para artistas de dança negra, série “Diálogos Ausentes”

Itaú Cultural faz chamada aberta para artistas e produtores...

Sangue

por Adriana Graciano para o Portal Geledes Seu sexo no...

MDS fará pesquisa nutricional de quilombolas

Na pesquisa do MDS também será descrito o perfil...

Naomi Campbell é processada por quebra de contrato

NOVA YORK (Reuters) - Uma empresa de marketing de...
spot_imgspot_img

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...
-+=