Serena estrela campanha que defende mulheres contra abuso financeiro de companheiros

Mais uma vez, ex-número 1 do tênis se posiciona em favor das mulheres: “É mais uma razão para levantar minha voz”

Do Globo

Foto: Geoff Burke / Reuters

Ao longo dos últimos anos, Serena Williams tem sido porta-voz de diversas causas femininas. Em setembro, criticou duramente o sexismo após polêmica na final do US Open envolvendo o árbitro Carlos Ramos. Desta vez, a tenista estrela uma campanha contra o abuso financeiro doméstico.

A campanha da Allstate Foundation Purple Purse lembra que a violência doméstica não se restringe a danos físicos, mas também aos atos psicológicos, como o abuso financeiro. No caso, mulheres têm o acesso restrito ao dinheiro pelo parceiro, chegando a casos em que são proibidas de terem a própria conta bancária ou mesmo conseguirem um emprego (veja a campanha abaixo).

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Financial abuse is an invisible weapon. Join me and @AllstatePurplePurse to end the cycle of abuse at PurplePurse.com.

Uma publicação compartilhada por Serena Williams (@serenawilliams) em

Em entrevista ao jornal americano USA Today, Williams explicou que em 99% dos casos de violência doméstica, há indícios também de abuso financeiro. A tenista afirma ainda que conheceu pessoas que passaram por esse tipo de situação.

– É um número incrivelmente alto. Então, eu estou pensando em pessoas que eu conheci no passado, que provavelmente estavam passando por isso. Então, essa é mais uma razão para levantar a minha voz. A fundação ajuda as mulheres a encontrar uma maneira de sair do abuso através da educação financeira. Isso é algo que afeta tantas mulheres e tantas pessoas e é importante aumentar a conscientização – disse Serena.

A tenista participa pelo segundo ano consecutivo como embaixadora da Purple Purse. Serena também está trabalhando no projeto contra a violência doméstica da fundação, que termina no final de outubro. O objetivo é levar as pessoas a falar sobre violência doméstica nas mídias sociais e aumentar o conhecimento sobre a causa.

 

+ sobre o tema

para lembrar

Hoje fui violentada pela Polícia

Porque compartilhar é preciso, necessário e ajuda a sobreviver. Por Cris...

Homens (pró-)feministas: aliados, não protagonistas

Texto de Henrique Marques-Samyn. Em tempos recentes, houve no meio...

Contra estereótipos femininos, agência de fotos refaz arquivo

A agência de fotos Getty Images lançou um projeto...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=