Serra nega atraso em metrô e diz que meta não é promessa

Por: BRENO COSTA, ALENCAR IZIDORO

Pela publicidade oficial, seriam 28 estações até o fim do ano; ao menos 6 não serão entregues

“Não há atraso. Não houve promessas, houve metas”, disse o governador; estações Paulista/Faria Lima devem ser entregues em breve

 

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), negou que as obras de expansão do metrô na capital paulista estejam atrasadas, como informou a Folha ontem. Ele disse que não havia “promessas” de datas para entregá-las, mas só “metas”.

Propagandas oficiais do Estado veiculadas na TV e em banners diziam que haveria “28 novas estações” de trem ou de metrô em São Paulo “até 2010”.

Mas ao menos seis estações de metrô que chegaram a ser anunciadas para este ano não serão inauguradas: Adolfo Pinheiro e Brooklin-Campo Belo (linha 5-lilás), São Judas e Congonhas (linha 17-ouro), Luz e República (linha 4-amarela).

Além disso, agora a gestão tucana afirma que, das 28, só 16 são realmente novas. As demais são reconstruções ou reformas.

O governo também divulgava por informes à imprensa e no site criado para apresentar à população os detalhes do plano de expansão outros prazos que não serão cumpridos -como a entrega da ligação entre São Judas e Congonhas até dezembro deste ano, além do início das obras da linha 6-laranja, entre Brasilândia e Água Branca.

Questionado ontem se as estações seriam entregues conforme havia sido anunciado (ou seja, até 2010), Serra afirmou: “Não há atraso. Não houve promessas, houve metas”. O tucano deve anunciar sua candidatura à Presidência nos próximos dias.

O governador criticou, ainda, a reportagem da Folha, mas não apontou quais seriam as informações supostamente equivocadas. “Trata-se de uma matéria com muitos erros, e a Secretaria [dos Transportes Metropolitano] vai mostrar isso”, afirmou ele, após assinar convênios no Palácio dos Bandeirantes para projetos de bioenergia em Jaú (SP).

Ontem à noite, a secretaria enviou carta ao jornal na qual diz que 85% das metas de expansão estão dentro dos prazos estimados e que os 15% restantes “sofreram com fatores fora do controle do gestor público”.

Ela ressaltou que as ações do plano também envolvem as estatais CPTM (trens) e EMTU (ônibus intermunicipais), mas não explicou esses números.

Em relação às estações de metrô, a gestão Serra chegou a anunciar a entrega de 14 novas entre 2007 e 2010, das quais ao menos seis só poderão ser concluídas no próximo governo.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos diz que os prazos não podem ser tratados “de forma pontual” e afirma que, no “ponto central”, as promessas serão cumpridas, porque vai quadruplicar as linhas “com qualidade de metrô” (240 km em 2010, sendo 162 km de CPTM) -apesar das diferenças significativas entre os sistemas.

A principal boa notícia do setor é a expectativa de inauguração na semana que vem de duas estações da nova linha 4: Faria Lima e Paulista (com 3,6 km).

O governo prevê também nos próximos dias a entrega de sete trens e da reforma de três estações (Ceasa, Villa-Lobos e Cidade Universitária, da linha 9-esmeralda da CPTM).
 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

A fatura

Parece haver consenso de que o tempo da cobrança...

Prazo de matrícula no ProUni tem início nesta quarta-feira

São oferecidas 165 mil bolsas - 86 mil integrais...

Vida de condutor – Por: Cidinha da Silva

Assim somos, meu irmão! Leis de trânsito organizando o...

ELIANE BRUM: Como se fabricam crianças loucas

Os manicômios não são passado, são presente. Uma...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=