Sir Alex Ferguson sobre racismo no futebol: ‘Eu não consigo entender’

Treinador elogia Evra por ter denunciado Luis Suárez e torce para que os casos de preconceito racial na Inglaterra diminuam e sejam punidos

Em 25 anos de carreira, Sir Alex Ferguson, lendário técnico do Manchester United, com certeza já presenciou muitos casos de preconceito dentro de campo. No entanto, isso não faz com que ele considere este tipo de atitude “normal”. Pelo contrário. O comandante dos Diabos Vermelhos revela que não entende de onde este tipo de comportamento vem, seja de torcedores ou de jogadores.

Em entrevista coletiva, Ferguson pediu que os ânimos se acalmem neste momento e que se tenha consciência do quão retrógrado é insultar alguém por conta da cor de sua pele.

– Não entendo de onde saem estas coisas. Mas é um momento em que temos que fazer alguma coisa sobre isso e punir duramente qualquer torcida ou jogador que faça algum tipo de ofensa racista.

O treinador lembra que, recentemente, os casos de preconceito racial estão crescendo demais na Inglaterra e elogia Patrice Evra, que denunciou xingamentos de Luis Suárez em partida contra o rival Liverpool no ano passado.

– Houve exemplos recentes que não são nada legais. Em 2012, é impossível acreditar nisso. Talvez fosse normal há 20 anos, mas muita coisa mudou e agora todos podem ver o que acontece. Ainda tem gente que critica o Patrice. Ele deveria ser aplaudido pelo que fez – disse.

Liverpool e United se enfrentam neste sábado em jogo que vale a confirmação da boa fase do time de Merseyside e, para o United, a oportunidade de seguir lutando pelo título.

luissuarez evra reu 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Navegando pelo legado do povo negro na história de Chapadinha, Maranhão, Brasil

Como negro nascido e crescido em Chapadinha – MA,...

Mais um caso de racismo em rede social

No ultimo domingo as cantoras Pepe e Nenem...

para lembrar

Vereador gaúcho é indiciado por racismo após discurso contra baianos

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul concluiu...

Contra o preconceito

A ONG Terra da Luz promove hoje mesa-redonda sobre...

Das gargalheiras e do racismo no Brasil de hoje

Jovem negro é espancado, tem a orelha...
spot_imgspot_img

Caça aos livros

Está aberta a temporada de caça aos livros no Brasil! Mas atenção. A perseguição restringe-se à indicação pedagógica de certas obras capazes de promover o debate e a...

Debate racial ficou sensível, mas menos sofisticado, diz autor de ‘Ficção Americana’

De repente, pessoas brancas começam a ser degoladas brutalmente com arame farpado. O principal suspeito é um homem negro que sempre está na cena...

Universidade, excelência e compromisso social

Em artigo publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 15 de junho, o professor de literatura geral e comparada da Unicamp, Marcos...
-+=