Sisu é encerrado com 15% de vagas ociosas nas federais

Em coletiva à imprensa a secretária do Ensino Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari, anunciou na tarde de ontem (17) que foram preenchidas 85% das vagas das instituições de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Do Canal Rio Claro

Este foi o primeiro ano em que o sistema, que usa a nota do Enem, foi usado para que os alunos se candidatassem a vagas em universidades e institutos federais de todo o País. O Sisu começou com problemas no final de janeiro no acesso e, no último domingo, registrou erros – como mostrar como convocados alunos que não haviam sido classificados.

Segundo o balanço anunciado pela secretária, no total, eram 47,9 mil vagas, e 40.789 estudantes foram matriculados nas universidades e institutos federais. Sete mil vagas ainda não foram ocupadas. “A maior parte dessas vagas ociosas era destinada a políticas afirmativas ou são vagas de preenchimento do segundo semestre”, afirmou Maria Paula Dallari.

Sobre o problema ocorrido no último domingo no sistema, quando o Sisu teve um “desalinhamento”, de acordo com o MEC, a secretária afirma que apenas 30 alunos, de diversas instituições, foram indevidamente chamados para fazer matricula.

Maria Paula confirmou que o problema no site ocorreu por conta da retirada, por ordem da Justiça, de nomes que constavam da lista de espera, uma vez que esses estudantes – seis, no total – já estariam matriculados nas instituições.

A secretária minimizou o problema dos “falsos” convocados pela lista de espera. Segundo Maria Paula, parte desses estudantes acabará sendo chamada. Além de estarem bem posicionados no ranking dos alunos convocados, os estudantes contam com a ajuda do sistema, que terminou com 15% de vagas ociosas.

 

 

+ sobre o tema

para lembrar

Princesas levam a ‘Afrobetização’ para escolas de São Paulo

Idealizado por estudantes universitárias, projeto promove ensino sobre culturas...

UNESCO lança versão em português de material sobre diversidade cultural

Para comemorar o Dia Internacional da Diversidade Cultural para...

Na sala de aula te acorrentam com olhares, como na escravidão

Fico me perguntando, quando um professor fala sobre escravidão,...
spot_imgspot_img

Jovens cientistas receberão apoio de mais de R$ 21 milhões para pesquisas   

O Instituto Serrapilheira anunciou, nesta quarta-feira (26), os 33 pesquisadores selecionados em dois editais que vão injetar mais de R$ 21 milhões em ciência no Brasil. Uma...

Descumprimento do PNE é generalizado e afeta mais pessoas negras, pobres e do Norte e Nordeste, aponta balanço da campanha; faltam dados sobre indígenas...

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lança nesta terça-feira (25/06) seu Balanço do PNE (Plano Nacional de Educação) 2024. Abrangendo os 10 anos...

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...
-+=