‘Só matamos pessoas negras’, diz policial ao parar motorista branca nos EUA

A câmera de uma viatura policial da Geórgia, nos Estados Unidos, registrou o momento em que um agente frisa a uma motorista branca que ela não precisava se preocupar com a abordagem. “Você não é negra. Lembre-se: nós só atiramos em pessoas negras. Nós só matamos pessoas negras, certo?”, argumentou o tenente Gregg Abbott, no vídeo revelado pela “WSB TV”.

 Do Extra

Policial aborda motorista nos EUA Foto: Reprodução/Facebook

O canal recebeu as imagens e submeteu ao Departamento de Polícia do Condado de Cobb, cuja chefia abriu uma investigação interna e alega ter transferido o tenente para serviços administrativos até concluir a apuração. Segundo o chefe policial, Mike Register, Abbott mandou a motorista branca parar por suspeita de que ela estivesse ao volante sob influência de substâncias proibidas.

Na gravação, ela se recusa a pegar o celular, com medo de que o agente atirasse nela por imaginar que a suspeita pegaria uma arma no carro. “É que eu já vi vários vídeos de policiais…”, argumentou a mulher, em referência aos registros de casos em que a polícia abriu fogo contra condutores, em geral, negros.

“Todos os vídeos que você viu, você viu os negros serem mortos? Você viu”, questionou Abbott.

A ocorrência foi registrada em julho de ano passado, mas só veio à tona com a denúncia da TV nesta semana, em meio à escalada da tensão racial nos Estados Unidos — o embate entre supremacistas brancos e manifestantes antirracistas em estados do país.

Advogado do policial, Lance Lorusso defendeu que o comentário seja visto em um contexto e não de forma isolada. O cliente tentava, segundo ele, acalmar a situação de uma motorista que não queria cooperar. A ideia do agente seria conseguir que a mulher cooperasse sem ter que levá-la presa.

“Não importa em que contexto foi dito. Não deveria ter sido dito”, rebateu o chefe da polícia, que negou a existência de outras queixas de racismo contra o tenente.

+ sobre o tema

Jovens negros ainda pagam com a vida o custo da desigualdade racial

  Constatação foi feita ontem em audiência pública na CDH...

Will Smith aprova mudanças ‘rápidas e agressivas’ do Oscar

Ator americano disse estar 'muito satisfeito' com as promessas...

Cuidados comunitários evitam mortes por Covid-19

Como já contei em textos anteriores, o projeto Agentes Populares...

para lembrar

Tecnomacumba, 20 anos de axé!

Quando assisti Tecnomacumba pela primeira vez, Ribeiro ainda era o sobrenome...

Jovem negro denuncia ter sofrido racismo dentro de ônibus no Rio

Um relato postado nas redes sociais denunciando mais um...

Protesto contra o racismo no Shopping Higienópolis

Organizado pelo "Comitê contra o genocídio da juventude negra",...

Especialistas pedem mais rigor contra crimes racial

  Uma mudança na legislação que acabe com o "abrandamento"...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=