Socialite indenizará Ludmilla por dizer que cabelo dela parece “Bombril”

Enviado por / FontePor Sérgio Rodas, do ConJur

Comparar o cabelo de uma mulher negra à palha de aço Bombril é racista. Com esse entendimento, a 3ª Vara Cível da Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, condenou, nesta segunda-feira (29/6), a socialite Val Marchiori a pagar R$ 30 mil de indenização por danos morais à cantora Ludmilla.

Em 2016, Ludmilla desfilou no Carnaval do Rio como rainha de bateria do Salgueiro. Em transmissão na Rede TV, Val Marchiori fez o seguinte comentário sobre a cantora: “A fantasia está bonita, a maquiagem … agora, o cabelo… Hello! Esse cabelo dela está parecendo um Bombril, gente”.

Argumentando que a fala foi racista e depreciativa, Ludmilla pediu indenização por danos morais. Em contestação, a socialite alegou que o comentário não foi racista, pois a artista estava usando uma peruca. Ela também afirmou que Ludmilla é uma pessoa pública e está sujeita a críticas.

O juiz Françoise Picot apontou que a comparação do cabelo da cantora com Bombril é racista. “Neste ponto, é notório que são as pessoas de pele negra, majoritariamente, que apresentam cabelos ‘armados’ e volumosos, como uma de suas características peculiares, identificadoras da raça. Ao pontuar que o cabelo crespo visualizado no vídeo parecia com ‘Bombril’, a primeira ré [Val Marchiori] desqualificou um traço típico da raça negra e ofendeu a honra subjetiva da autora”.

De acordo com o julgador, o comentário da socialite ultrapassou os limites da liberdade de expressão. Afinal, não teve nenhum conteúdo de utilidade pública, sendo apenas uma “opinião maldosa, desnecessária e extremamente ofensiva à figura da autora”.

 

+ sobre o tema

Revendedora é condenada a indenizar por racismo

Fonte: Írohín - Jornal Online - Por Gabriela Galvêz O juiz...

Comentarista da ESPN vê “componente racista” em críticas a Cristóvão Borges

Talvez não exista outro técnico brasileiro no momento que...

Cotistas que disputaram medicina na UFRJ têm quinta nota mais alta do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista dos...

para lembrar

Racismo é engraçado? Histórias, Piadas e Humoristas

Racismo é engraçado? por: Rogério Santos Estava navegando pela internet...

Eu não vou roubá-lo

Por Luiz Roberto Lima, em Coletivo Carranca Bem arrumado e elegante, cheiroso...

Múlti suspende anúncios com loiras após acusação de racismo no Peru

Propaganda com quatro meninas loiras segurando bonecas da Disney...

Suspeitos de racismo esfaqueiam jovem no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul - Um grupo é...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=