Sociedade Contra o Corona: A responsabilidade tem que viralizar

Vivemos uma crise sem precedentes em virtude da pandemia da Covid-19. O mundo globalizado agora vive em completo isolamento na tentativa de salvar vidas em cada um dos países acometidos pelo coronavírus, que já vitimou dezenas de milhares de pessoas em todas as partes do planeta. Aqui no Brasil, a chegada avassaladora do vírus transformou a vida cotidiana dos brasileiros e trouxe seríssimas preocupações em relação às consequências dessa crise no presente e no futuro da nossa sociedade.

No Sociedade Contra o Corona

Divulgação/Sociedade Contra o Corona

Cada um de nós, sem exceção, está vivendo na pele os efeitos deste momento inédito e tão difícil da história. A sociedade civil organizada, em seu propósito de atuar de forma íntegra e abnegada na promoção e defesa do bem comum, de direitos e liberdades fundamentais, da dignidade humana e do bem-estar social, está se adaptando à nova realidade pandêmica e, mesmo em isolamento social, encontra-se unida, coordenada e engajada para enfrentar os efeitos dessa crise com enorme responsabilidade e, especialmente, solidariedade.

Demandamos a todas as esferas do poder público brasileiro que encarem este momento de calamidade com a seriedade que a situação exige. Que o façam em cooperação com os demais setores da sociedade e, sobretudo, sob o compromisso de preservar vidas e garantir direitos a todos os brasileiros e brasileiras. É urgente e fundamental assegurar não apenas a sobrevivência dos cidadãos infectados pelos vírus, mas também de todas a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis que necessitarão de ações diretas do governo para sobreviver a essa crise.

Sabemos que o coronavírus não faz distinção de cor, classe social, gênero ou crença. Isto, porém, não reflete a maneira desigual como diferentes estratos da população brasileira serão impactados pelas consequências da pandemia. Nosso olhar, portanto, deve se voltar aos mais desprotegidos e é preciso trabalhar para que políticas públicas sejam firmes e se empenhem em garantir condições para atravessarmos essa crise com a maior dignidade possível. Além disso, mais do que nunca, é hora de valorizar e apoiar a ciência, os órgãos de pesquisa e as universidades para que possam se somar aos esforços de busca por soluções frente à pandemia.

Fazemos também um apelo para que todos os atores da sociedade – e em especial aqueles dotados de recursos em abundância – se disponham a contribuir com as estratégias de enfrentamento da crise causada pela Covid-19. Seja por meio de doações a equipamentos de saúde ou a iniciativas da sociedade que visem atenuar os desafios que já batem à porta dos cidadãos em situação de vulnerabilidades social e econômica.

De forma propositiva, desde o início dos contágios no Brasil, a sociedade civil organizada age para mapear as necessidades das comunidades em situação de vulnerabilidade, articular esforços para que os recursos financeiros e materiais cheguem a essas localidades, e incidir em políticas públicas que sejam eficazes contra o avanço do vírus. Acreditamos que reside nesse esforço conjunto e articulado de todos os setores – públicos e privados – a forma mais efetiva de enfrentarmos o coronavírus.

Assim, reunimos nesta plataforma os principais mapeamentos de iniciativas criados pela sociedade civil com o objetivo de mitigar os impactos da crise na vida daqueles que sofrerão seus efeitos mais perversos.

Se você, cidadão, deseja fazer parte deste movimento de solidariedade, a oportunidade está dada! Fique em casa, conheça iniciativas e engaje-se!

Que o poder público, o setor privado, a sociedade civil organizada e os cidadãos brasileiros estejam juntos, conscientes e responsáveis diante dos desafios à nossa frente.
#AResponsabilidadeTemQueViralizar
#FiqueEmCasa
#SociedadeContraoCorona

Para ver o mapeamento clique aqui


Leia também: 

Fórum Nacional de Reforma Urbana lança edital para iniciativas de apoio local nas periferias em parceria com a União Europeia

Rede Solidária

Edital para apoiar pessoas e comunidades no combate ao Coronavírus já esta aberto

Matchfunding Enfrente: R$3,6milhões para a luta das periferias contra o Coronavírus

 

+ sobre o tema

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos...

Prefeitura de SP omite de Moraes caso de mulher que teve aborto negado por falta de profissionais

Ao menos uma mulher teve o procedimento de aborto legal negado...

Jovem é preso com centenas de símbolos neonazistas no centro de SP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta quarta-feira (26) centenas...

para lembrar

Agnelo e Marconi são primeiras vítimas da CPI

  A CPI de Cachoeira ainda nem foi...

Mulher de Evander Holyfield diz ter sido agredida pelo marido

O ex-campeão mundial de boxe Evander Holyfield está sendo...

Ressurreição da esquerda na ditadura. A vida ensina. A gente aprende?

Ao longo dos últimos 30 anos, refluiu o ativismo...

Zizek e a banalidade do mal, sob o capitalismo

Para filósofo, “Panama Papers” revelam: sonegar, esconder dinheiro eespecular...

Porte de maconha para uso pessoal: entenda como fica a proposta em análise no Congresso após a decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir, nesta quarta-feira (26), o julgamento sobre o porte de maconha para consumo individual. Nesta terça, o plenário formou...

STF retoma julgamento sobre descriminalização de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (25) o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A sessão está...

Deputadas do PSOL entram na Justiça para suspender censura a livro sobre mulheres na ciência

As deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) entraram com uma representação na Procuradoria de São Paulo contra a prefeitura de São José dos Campos pela censura ao livro "Meninas...
-+=