SOS Corpo capacita mulheres para monitorar o orçamento público

Instituto Feminista para a Democracia, em parceria com o CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessorias, promove em janeiro e fevereiro o Ciclo de Capacitação sobre Monitoramento do Orçamento Público para mulheres da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata de Pernambuco.

 

O Ciclo tem início no dia 27 de janeiro com uma oficina de dois dias sobre Direitos Sociais, na RMR e a segunda atividade será a oficina de Direito à Participação na Zona da Mata do estado nos dias 3 e 4 de fevereiro. Um seminário, que acontece de 5 a 7 de fevereiro, fecha o ciclo e vai reunir o público das duas oficinas, para debater monitoramento do orçamento público.

 

A educadora do SOS Corpo, Joana Santos, diz que as mulheres têm o direito de pensar o orçamento público e incidir nos rumos das políticas públicas. “Para isso, elas precisam saber que a efetivação das políticas depende de dinheiro e devem ser capacitadas para intervir nesses processos”.

 

Joana diz ainda que o controle público se faz por meio de várias ações e é um instrumento político que pode favorecer a participação das mulheres, seja no orçamento participativo, seja em formas de pressão para efetivação das políticas públicas e direito das mulheres.

 

As oficinas e seminários tiveram suas vagas destinadas às mulheres militantes de movimentos sociais que atuam nas áreas onde serão realizadas as atividades. Os debates sobre orçamento público e participativo e a capacitação das mulheres para esses espaços faz parte de uma das frentes de trabalho do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, que já lançou cartilha e realizou outros cursos e oficinas sobre o assunto.

 

Fonte: SOS Corpo

+ sobre o tema

Boletim III CONAPIR – Discurso de Dilma é bem recebido por mulheres negras

COMUNICADORAS NEGRAS NAS REDES SOCIAIS A cerimônia de...

Gays que rejeitam o mundo gay

O texto da semana passada gerou vários debates muito legais de...

Mecânica para mulheres: Detran oferece curso gratuito

Estão abertas as inscrições para o Curso de Mecânica...

para lembrar

MP do Rio nomeia integrantes para investigar morte de Marielle Franco

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio, Luciano...

“Temos que nos perguntar se somos livres ou escravos”, afirma Paulina Chiziane

Para escritora moçambicana, escravatura durou quase cinco séculos e...

Boletim III CONAPIR: Uma abertura calorosa e emocionante

Silvia Nascimento - Calorosa e emocionante. Assim pode...

Líder do Boko Haram promete vender jovens raptadas na Nigéria

Em vídeo, homem se intitula Abubakar Shekau e diz...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=