Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, inaugura abrigo para meninas vítimas de abuso

“Isso é bom para meu coração e alma”, disse Steven Tyler a um noticiário local. “Isso é real.”

Por Gabriel Pietro, do Razões para acreditar

Reprodução/Divulgação

O cantor e compositor Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, doou US$ 500 mil (R$ 2,1 milhões) de sua instituição de caridade para a construção de um abrigo para meninas vítimas de abuso.

Graças à doação da Janie’s Fund, a organização não-governamental Youth Villages comprou e reformou completamente uma casa em Bartlett, um subúrbio de Memphis (EUA), que agora está em pleno funcionamento.

O espaço oferecerá ajuda a mulheres e crianças para lidarem com problemas mentais, comportamentais e emocionais decorrentes de abusos e traumas vividos no passado.

Reprodução/Divulgação

O nome da fundação de Steven Tyler é uma referência a um grande hit do Aerosmith, ‘Janie’s Got A Gun’ (1989), que fala sobre uma garota que faz uso de substâncias químicas para lidar com os abusos sofridos pelo pai.

Antes de fazer a doação, o vocalista passou um tempo em um centro de tratamento e viu de perto que tipo de efeitos o abuso emocional e físico pode ter sobre os jovens. Foi isso que o inspirou a abrir o centro.

A ONG Child Welfare alerta que o abuso e a negligência de crianças e adolescentes podem ter consequências devastadoras a longo prazo.

Reprodução/Divulgação

Qualquer forma de abuso é um forte catalisador de baixa autoestima, depressão, ansiedade e crise do pânico. Uma estatística assustadora levantada pela Child Welfare afirma que 1 em cada 4 meninas será abusada física ou mentalmente antes de completar 18 anos nos EUA.

A Janie’s Fund foi criada justamente para ajudar na conscientização deste problema crônico e fornecer apoio financeiro à causa, “garantindo que as meninas recebam toda a ajuda necessária para superar o trauma e a dor que carregam por causa de qualquer forma de abuso”, diz o site da fundação.

O abrigo, batizado como ‘A Casa de Janie’, é capaz de acolher até 14 meninas por vez. Ao serem recebidas, elas têm acesso à terapia e ajuda profissional de psicólogos e advogados para seguirem em frente.

O abrigo é o segundo local que Steven Tyler abriu desde que a sua fundação foi criada, em 2015. O primeiro foi inaugurado em 2017, em Atlanta, na Geórgia, também nos EUA.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

+ sobre o tema

Awid reuniu 2 mil ativistas de 140 países

O 13° Fórum Internacional da AWID reuniu 2 mil...

Itabuna é campeã em violência contra a mulher no interior da Bahia

Itabuna está entre os municípios baianos que mais registraram...

Mariana Menezes de Araújo Costa Pinto foi imolada pelo machismo

Em 13 de novembro passado, a publicitária Mariana Menezes...

A liberdade histórica e cênica

Sexta edição da mostra de artes cênicas começa nesta...

para lembrar

Pesos e Medidas por Sueli Carneiro

Não, não haverá racismo na demissão de uma gestora...

Amar é faculdade, cuidar é dever!

De acordo com a recente e polêmica decisão da...

Minha mãe – Uma mulher negra extremista (?)

Djamila Ribeiro em seu livro “Quem tem medo do...

‘Você não disse que era preta’, disse homem em encontro

Racismo estrutural e machismo levam mulheres negras brasileiras à...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=