Sueco racista é condenado por dois assassinatos

O criminoso deverá ser cumprir pena perpétua

Um sueco de 40 anos, Peter Mangs, foi declarado culpado nesta terça-feira (24) por assassinar duas pessoas por motivos racistas, anunciou o tribunal de Malmö (sudoeste), que decidirá posteriormente sua sentença.

Mangs foi declarado culpado por dois dos três crimes dos quais era acusado: o de Kooros Effatian, um imigrante iraniano de 66 anos assassinado em junho de 2003, e o de Trez West Persson, um sueco de 20 anos, assassinado a tiros em outubro de 2009, quando se encontrava num carro junto a um amigo de origem albanesa.

No entanto, o acusado foi absolvido do assassinato de Firas al-Sharia, de 23 anos, que o porta-voz do tribunal não informou se era iraquiano ou sueco de origem iraquiana.

Mangs também foi condenado por quatro das doze tentativas de assassinato de que foi acusado, por ter apontado uma arma automática contra pessoas em suas casas, locais de trabalho, em seus carros ou espaços públicos, assim como por três agressões.

Até sua prisão, em novembro de 2010, Mangs criou temor em Malmö, a terceira cidade mais povoada da Suécia, durante uma série de tiroteios que se iniciaram em 2009 e estavam dirigidos sistematicamente contra imigrantes ou pessoas de origem estrangeira.

O acusado negou 19 das 20 acusações, reconhecendo apenas um ato de vandalismo. Indagado sobre as razões pelas quais admitiu ante amigos ser autor dos assassinatos, respondeu que era era uma questão de “humor”.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Questão de ordem (em defesa de Joaquim Barbosa), por Míriam Leitão

O ministro Joaquim tem comprovado saber jurídico. Se não...

Medidas de combate ao terrorismo alimentam racismo e xenofobia, alerta especialista da ONU

Os governos devem fazer mais para combater o racismo,...

ONG espalha outdoors pelo País mostrando ofensas racistas contra Maju

Objetivo da ação é mostrar à cidade de onde...

para lembrar

Funk e Sexo: Inclusão e exclusão social

por Sérgio Martins Uma das formas de se fazer percebido,...

Alunos da PUC Rio acusam professor de racismo e perseguição contra estudantes

O Diretório Central de Estudantes da Pontifícia Universidade Católica...

O Círculo da Morte e o Materialismo Estético

“Pois o cadáver não está morto! Ele está perambulando...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=