Técnico provoca polêmica ao falar de ‘típico jogador africano’

O técnico do Bordeaux, Willy Sagnol, provocou polêmica nesta terça-feira ao citar as supostas qualidades do “típico jogador africano”, ao comentar os desfalques em sua equipe devido à Copa Africana das Nações (CAN).

Do: Yahoo

“O certo é que enquanto eu for treinador do clube, teremos menos jogadores africanos chegando ao Bordeaux, já que não quero atletas que a cada dois anos desapareçam durante dois meses”, afirmou Sagnol em entrevista ao jornal Sud Ouest.

“São critérios que precisamos levar em conta quando contratamos”, disse Sagnol sobre a ausência dos jogadores africanos convocados para a próxima CAN, que deve ocorrer em janeiro e fevereiro de 2015.

Ao assinalar a importância para os clubes franceses dos jogadores da África, o técnico do Bordeaux citou a “vantagem do típico jogador africano, que não é caro, geralmente está preparado para o combate e pode ser qualificado de potente sobre o gramado”.

“Mas o futebol não é apenas isto, o futebol também é técnica, inteligência, disciplina, e isto faz falta (…). Precisamos de nórdicos também. Os nórdicos têm uma boa mentalidade”.

“Um time de futebol é uma mescla, é como a vida, como a França. Temos zagueiros, atacantes, meias, rápidos, grandes, pequenos, técnicos”, concluiu o técnico.

O SOS Racisme denunciou as palavras de Sagnol e pediu “que a Federação Francesa de Futebol, a Liga de Futebol Profissional e o Ministério dos Esportes adotem sanções imediatas à altura da gravidade de tais palavras” e analisa “a possibilidade de apresentar uma denúncia nos próximos dias”.

+ sobre o tema

“Racismo estrutural contribui para naturalização do trabalho infantil”

Desde 2016, por conta de uma pesquisa de campo...

Supermercados que golpeiam e matam: sobre Januários, Elisângelas e Joões

Esta narrativa  foi gerada no início deste ano de...

‘Vivemos em um País racista, sim! Não existem direitos iguais’

A Organização das Nações Unidas escolheu o período que...

“A política não é lugar para preto vagabundo feito você”

Por Douglas Belchior Tenho plena consciência de que represento uma...

para lembrar

‘A vida de uma galinha de macumba vale mais do que a de jovens negros’

O advogado Hédio Silva Jr. aponta racismo na tentativa...

Estado promove evento contra o racismo em shopping

Evento conta ainda com lançamento de tablóide. Do É Assim A...

Estado que mata, nunca mais!

Nós, instituições e cidadãos da Maré, tornamos público...

Ações afirmativas

Targino de Araújo Filho e Petronilha Beatriz Gonçalves e...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=