Técnicos de laboratórios públicos africanos visitam o Lacen

Fonte: Agência do Pará-

Conhecer o modelo de Controle de Qualidade da Malária realizado pelo Laboratório Central do Pará, da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Lacen/Sespa), foi o motivo da visita de técnicos de laboratórios públicos de Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, países do continente africano, que aconteceu nessa quinta-feira (10).

 

Há uma semana em Belém, os técnicos africanos participam de um treinamento no Instituto Evandro Chagas através do Programa Nacional de Combate à Malária, do Ministério da Saúde, com o intuito de implantar ou aperfeiçoar os serviços de combate à doença em seus países de origem. Os visitantes demonstraram interesse quando foi apresentada a rotina de trabalho – o monitoramento no diagnóstico laboratorial da malária e doença de Chagas feito nos 13 Centros de Regionais de Saúde, da Sespa.

 

Os técnicos do Lacen-Pa deram destaques também aos trabalhos de supervisão dos laboratórios da rede municipal e aos treinamentos de atualização em malária e doença de Chagas voltados para técnicos de laboratórios e microcopistas nos Centros Regionais de Saúde da Sespa.

 

Cecílio Mendes Pires, técnico de laboratório do Hospital Central de Cabo Verde, disse que a experiência é muito válida porque pretendem aplicar algumas ações dos modelos de controle, diagnóstico e tratamento da malária observados durante a visita. “Espero chegar a Cabo Verde e repassar o que conheci nessas instituições de referência de controle à Malária”, ressaltou.

 

“Para nós, é uma grande satisfação receber profissionais de outros países interessados na nossa metodologia de trabalho. Estamos aqui sempre dispostos a cooperar”, ressaltou a farmacêutica e bioquímica Valdira Cardoso dos Santos, da equipe do Lacen-Pa, que participou do Plano de Intensificação do Controle da Malária em Anajás, que ocorreu de junho a agosto. Além do Controle de Qualidade Parasitológico de Malária e Doenças de Chagas, os técnicos africanos visitaram os setores de HIV, Dengue e Leishmaniose do Lacen.

Matéria original

+ sobre o tema

Quadrinhos resgatam história da presença africana no Brasil

Por Mariana Ferraz   O livro "AfroHQ: História...

Rapper Preto Bronx dialoga com outras sonoridades em novo trabalho

Muito além do hip hop. O rapper Preto Bronx,...

para lembrar

Barrados em treino, africanos se contentam em mostrar apoio à Nigéria

Torcedores de Guiné-Bissau aparecem no Estádio Presidente Vargas, mas...

Artistas angolanos em filme para escolas brasileiras

Um documentário sobre a formação cultural da sociedade...
spot_imgspot_img

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=