Tico Santa Cruz anuncia retirada de produtos do Carrefour e web pede mais

Enviado por / FonteCatraca Livre

Após o assassinato de João Alberto, um homem negro, por seguranças de uma loja do Carrefour, em Porto Alegre, na na quinta-feira, 19, véspera do Dia da Consciência Negra, o cantor Tico Santa Cruz anunciou, nesta sexta-feira, 20, o pedido para que sua editora retire seu livro das prateleiras e e-commerce do supermercado. Na web, internautas agiram no mesmo sentindo e uma campanha de boicote à rede varejista surgiu nas redes sociais.

“Não comprem nada meu no Carrefour – NADA! Atenção Belas Letras retirem meus livros da venda do Carrefour IMEDIATAMENTE!!!”, escreveu Tico Santa Cruz em sua conta no Twitter, após ser provocado com um print de sua obra sendo vendida pelo Carrefour. “Vai aceitar que eles comercializem seus produtos?”, questionou um internauta.

Em seguida, Tico Santa Cruz afirmou: “O perfil @JoaquinTeixeira está fazendo piada com a indignação das pessoas que se mobilizaram por conta do assassinato de um homem negro! É um perfil de zoeira? Sim, mas não se brinca com a vida de uma pessoa morta por RACISMO! Endossar essa piada é ser RACISTA!”.

E mais uma vez exigiu: “Oi Belas Letras exijo que IMEDIATAMENTE todos os meus livros sejam retirados de venda do Carrefour!!!! Aguardo um posicionamento público da editora o quanto antes ou vou rescindir meu contrato com a Editora! Racismo não é piada”, escreveu Tico Santa Cruz.

“Esse livro foi lançado alguns anos atrás e não tenho acesso aos locais onde são vendidos, a editora Belas Letras é quem direciona as vendas. Mas diante do fato, ao invés de fazer piada com a morte de uma pessoa negra, estou aqui tomando uma atitude real e respeitosa”, afirmou o cantor.

Na web, internautas agiram no mesmo sentindo que se posicionou o cantor e uma campanha de boicote à rede varejista surgiu nas redes sociais. “Muitos foram os casos de racismo que acontecerem no interior de lojas da rede Carrefour. Não se trata de exceção, violência racial é sua regra. Por isso convocamos um BOICOTE NACIONAL as redes do Carrefour”, afirmou a Coalizão Negra, que puxou o movimento contra o supermercado.

Confira a repercussão:

 

+ sobre o tema

Comissão aprova reserva de vagas em concursos para negros

Brasília - A Comissão de Direitos Humanos e...

Luana Tolentino: Caso de Domingas ilustra bem a oposição às cotas

Domingas Mendes teve seu ingresso negada pela UFRGS, mas...

Skinhead é condenado a 14 anos de prisão pela morte de jovem no Paraná

Crime ocorreu em setembro de 2010, no bairro São...

Ku Klux Klan abre site na Itália e pede inscrições

Fonte: G1   Roma, 2 nov (EFE).- O...

para lembrar

Jovens negros na França: enquanto uns brilham na Copa, outros são mortos pela polícia

Moradores de Nantes atearam fogo em automóveis em protesto...

Políticas de igualdade e intolerância: testando a democracia racial e a cordialidade brasileiras

Por João Angelo Fantini Conceitos como “cordialidade brasileira” e “democracia...

Precisamos olhar para os nossos ancestrais, em especial, ainda vivos

Assistindo ao documentário AmarElo, não pude não pensar na...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=