Transexual é eleita prefeita de Raigarh, na Índia

Uma cidade na região central da Índia elegeu uma transexual para o cargo de prefeita. O momento histórico acontece nove meses após a Suprema Corte estabelecer que os transexuais devem ser reconhecidos como um terceiro gênero. 

Madhu Kinnar, 35, venceu a eleição em Raigarh no domingo (4), após derrotar o Partido Bharatiya Janata com uma diferença de 4.537 votos .

Kinnar, filiada a um partido independente, é da casta “intocável” Dalit. Ela estudou até o 8º ano, e passou a sobreviver cantando e dançando em trens.

“As pessoas mostraram confiança em mim. Eu considero essa vitória como amor e bênçãos do povo, e empenharei todos os meus esforços para alcançar os sonhos dos eleitores”, afirmou.

Entre as prioridades da candidata eleita estão a construção de sistemas de esgoto e o restabelecimento da política de cartões de alimentação para cidadãos de baixa renda.

Kinnar não é a primeira transexual a ser eleita para o posto, mas é a primeira que vai assumir o cargo sem o risco de ser destituída por um tribunal. Segundo o Telegraph, em duas outras ocasiões – em 1999 e em 2000 – transexuais foram eleitos para prefeituras, mas tiveram que deixar o cargo porque a vaga era reservada para mulheres.

De acordo com ativistas, há centenas de milhares de transexuais na Índia, mas sem reconhecimento legal, eles sofrem discriminação, abuso e, muitas vezes, são forçados à prostituição.

Em abril do ano passado, a Suprema Corte do país reconheceu legalmente os transgêneros como um terceiro gênero e pediu que o governo assegure que eles sejam tratados igualitariamente.

+ sobre o tema

Denunciar assédio não é linchamento: É a única resposta possível

Expor casos de assédio é uma resposta não violenta...

Eu negra.

Não vou começar esse texto dizendo que sou filha...

Publicada nomeação da professora Matilde Ribeiro para o cargo de diretora do Campus dos Malês

Nesta quinta-feira (22), foi publicada no Diário Oficial da...

para lembrar

Feminismo hoje: urgência e atualidade

Programa Feminismo é um termo tão rico quanto complexo. O...

Erika Lust: “Fui mais criticada por ser feminista do que por fazer pornô”

Erika Lust, a mulher que surpreendeu o mundo com...

Mulheres lutam por igualdade, mas problemas históricos persistem

O feminismo tem ganhado cada vez mais força na...

“Foi um grande retrocesso”, diz ativista sobre veto à regulamentação do aborto legal

Para Beatriz Galli, a pressão dos setores conservadores pode...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=