Turismo Étnico da Bahia também é atração na Abav

Fonte: Jornal da Mídia –

 

 

Salvador – Considerado como um dos principais produtos turísticos da Bahia, o Turismo Étnico, lançado em 2007, também é destaque na 37ª edição da Abav, que está sendo realizada no Riocentro, na capital fluminense.

No balcão específico, instalado no estande da Bahiatursa, os visitantes têm acesso às informações e materiais promocionais dos destinos que possuem a maior quantidade de indígenas e afrodescendentes do estado, a exemplo de Salvador, Porto Seguro, Costa do Dendê e Chapada Diamantina.

O coordenador de Turismo Étnico da Bahiatursa, Billy Arquimimo, se reuniu com um grupo de operadores e dirigentes do setor durante a feira. Ele afirmou que, no segmento afro, os principais roteiros já formatados são os de Salvador, do Recôncavo e das comunidades quilombolas de Jatimani, Lagoa Santa e Boitaraca, no Baixo Sul, além de uma comunidade na Chapada.

A Secretaria de Turismo (Setur) mantém entendimentos para a implementação de roteiros integrados do segmento com os estados de Alagoas, cujo Quilombo dos Palmares é a principal atração, e de Pernambuco. “A idéia é fortalecermos ainda mais o voo que liga Salvador aos Estados Unidos, que é operado pela American Air Lines e que hoje conta com uma freqüência de aproximadamente 70%”, diz Arquimimo.

Já no segmento indígena, os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália se destacam com o roteiro que permite a visitação da Aldeia Pataxó Coroa Vermelha. O passeio de cinco dias permite ao turista visitas às reservas, banhos de rio, aulas de práticas indígenas como arco e flecha, pintura corporal, rituais característicos, oficinas de artesanato e refeições com comidas típicas.

Matéria original

+ sobre o tema

Usher também quer falar de racismo em “Chains”, em um dos melhores clipes da sua carreira

Ainda que caminhemos a curtos passos, as discussões sobre...

Pantera Negra ou Captain Marvel pode ter diretora de Selma – Uma Luta pela Igualdade

Depois de receber muitas cobranças para trazer maior variedade...

Historiadora analisa livro #Paremdenosmatar!, de Cidinha da Silva

Cidinha da Silva participa do que podemos chamar de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=