Um Sonho Possível: Condescendente e paternalista, filme posa de sensível

É curioso como tantos precisam de adulação pública para fazer o bem. Outro dia, um canal a cabo exibiu um programa chamado “Celebridades do Bem”, em que astros multimilionários relatavam, embevecidos por sua própria magnanimidade, seus esforços para ajudar diversa causas humanitárias. Só não ficava claro o que é que lhes dava mais prazer: se ajudar ao próximo ou anunciar isso ao mundo.

“Um Sonho Possível”, filme que deu o Oscar de melhor atriz para Sandra Bullock, periga ser “O Mágico de Oz” dessa turma que gosta de trombetear seu assistencialismo. E a personagem de Bullock, uma perua milionária que subitamente descobre que não vive num mundo de faz de conta, onde todos são brancos, ricos e cafonas, é a nova heroína da patota.

Bullock interpreta Leigh Anne Tuohy, casada com um ex-atleta milionário. Os Tuohy moram em Memphis, no Tennessee. Os filhos estudam numa escola católica de classe alta, onde não há um pobre à vista. Até que surge Michael Oher (Quinton Aaron), rapaz imenso e calado, que consegue bolsa na escola graças às suas habilidades no futebol americano. Michael vem de um bairro barra pesada e foi abandonado pela mãe, uma viciada em crack. Os Tuohy, com pena do rapaz, o acolhem em sua mansão.

“Um Sonho Possível” posa de sensível, mas é um filme condescendente e paternalista. Na “brancolândia”, Michael veste roupas novas, janta em bons restaurantes e até ganha um carro da nova família. “Nunca tive uma cama”, diz o rapaz, enquanto Sandra Bullock chora de emoção. Quando ele precisa voltar ao seu antigo bairro, encontra um cenário típico dos filmes de Charles Bronson, com bandidos mal-encarados fumando maconha e brandindo armas em plena luz do dia.

O filme canoniza a personagem de Sandra Bullock: em certo momento, ela pergunta ao marido: “Será que eu sou uma boa pessoa?”, ao que o maridão responde: “você é a melhor pessoa que eu conheço!” Palmas para ela. Enquanto isso, o pobre Michael vira uma marionete, um ser humano incapaz de tomar uma decisão e totalmente dependente da boa vontade alheia. Como se o ciclo de pobreza e violência que o vitimou só pudesse ser rompido pela caridade dos outros.

“Um Sonho Possível”, baseado na história real de Oher, hoje um jogador profissional de futebol americano, é uma overdose de sentimentalismo barato. Se quisesse realmente fazer uma boa ação, Sandra Bullock bem que poderia doar seu Oscar para uma atriz de algum filme melhor que esse.

 

+ sobre o tema

Horror e tortura: Como era a vida dos escravizados da Salton e da Aurora

Alojamento com câmeras para monitorar tudo. Em caso de...

Senado celebra Dia Nacional da Consciência Negra

Fonte: Agência Senado- A partir de solicitação do senador...

Argentina discute políticas públicas para la población afrodescendiente

  En el contexto de las celebración del Año Internacional...

para lembrar

‘Sou um Brasil que o Brasil não conhece’, diz Naná Vasconcelos

“Um bicho estranho”, assim se define o músico Naná...

Homem negro preso injustamente em caso histórico é eleito em Nova York

Yusef Salaam, um dos cinco adolescentes negros e latinos...

Músicas de Michael Jackson são banidas de diversas rádios ao redor do mundo

Essa movimentação começou após a estreia do documentário Leaving...

Luta antiracista é tema de sessão solene no Senado

A luta de décadas em esforços individuais e coletivos...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...
-+=