UnB abre 30 vagas em especialização gratuita para graduados em qualquer área

Enviado por / FonteHora Brasil, por Milena

Profissionais graduados em qualquer área poderão se inscrever, a partir do dia 5 de julho, em um novo curso de especialização gratuito, que será ofertado pela Universidade de Brasília (UnB).

A Especialização em Estudos Amazônicos oferecerá 30 vagas para  graduados em qualquer área com interesse no tema. Delas, seis vagas serão destinadas exclusivamente a candidatos auto identificados como negros. Além disso, outras oito vagas serão divididas da seguinte maneira:

  • Indígenas: duas (2) vagas;
  • Membros de comunidades tradicionais: duas (2) vagas;
  • Quilombolas: duas (2) vagas;
  • Pessoas com deficiência: duas (2) vagas.

Inscrições para graduados em qualquer área

As inscrições poderão ser feitas a partir de 5 de julho de 2021 pelo site https://sig.unb.br/sigaa/public/home.jsf. Basta acessar esse link, clicar em “processos seletivos”. Depois em “Consulte os processos seletivos de nível lato-sensu abertos, inscreva-se ou gerencie suas inscrições” e, na sequencia, em “Especialização em Estudos Amazônicos”.  Serão computadas apenas as 300 primeiras inscrições.

Estrutura Curricular:

1º TRIMESTRE

HISTÓRIA DA AMAZÔNIA

O conceito de Amazônia: definições e concepções sobre a região, formação histórica do território, seu caráter continental – as fronteiras amazônicas do Brasil; arqueologia e ocupação pré-colombiana; a Igreja e as ordens missionárias; os colonos; os povos indígenas, seu trabalho e suas terras; a escravidão negra e a presença africana; a Cabanagem; o extrativismo e a agricultura; expansão e declínio da extração da borracha: suas consequências econômicas, sociais e culturais; exploração dos recursos naturais e crítica ambiental; a Amazônia entre a Era Vargas e a Ditadura Militar; o “colonialismo interno” – persistência dos métodos colonialistas durante o Império e a República.

GEOPOLÍTICA E SOCIOECONOMIA NA AMAZÔNIA

Formação do capitalismo mundial, com olhar para a atualidade da Globalização, do Neoliberal e da Geopolítica da Região Amazônica. Formação econômica, política e social da Amazônia. Os Ciclos produtivos regionais. A inserção da Amazônia no mercado nacional e mundial. A transição do modelo primário-exportador para a economia industrial. O modelo de desenvolvimento brasileiro e regional amazônico. Tratados e Planos Bilaterais, IIRSA, PAC I e II. Políticas Públicas, Planejamento Governamental e Estratégias de Desenvolvimento para a Amazônia.

POVOS ORIGINÁRIOS, POPULAÇÕES E COMUNIDADES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA

Território e Territorialidade. Povos originários, populações e comunidades Tradicionais. Povos indígenas na Amazônia, historicidade, língua e cultura. Lutas e estratégias de resistências dos povos originários. Diversidade de populações e comunidade tradicionais na Amazônia, histórias, práticas sociais e formas de expressão. Quilombos na Amazônia. Determinantes sociais e a saúde dos povos e comunidades na Amazônia.

2º TRIMESTRE

FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

Conceitos de ecossistema, fluxos de energia e materiais, produção e produtividade aplicados a Floresta Amazônica; Comunidades biológicas, sua estrutura e dinâmica; Biodiversidade; História ecológica/ambiental da Amazônia; Principais ecossistemas amazônicos; Rios e o ciclo anual das águas; Interações de espécies e serviços ambientais; Amazônia e o ser humano; caça, pesca e coleta; Atividade humana e seus impactos; Mudança global e conservação; Clima, biodiversidade, normativas e tratados.

METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA

Pesquisa cientifica, teoria e prática; metodologia do trabalho científico; principais fases e etapas do trabalho científico; estrutura da pesquisa científica; coleta e análise de dados; formas de elaboração de trabalho final do processo de pesquisa e normas técnicas.

ARTE E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Expressões culturais amazônicas enquanto parte de um conjunto de fenômenos que compreendem as manifestações artísticas, tradicionais, os folguedos, os ritos espetaculares e ações da vida cotidiana. Articulação entre arte (visuais, teatro, música, performance e audiovisual) e as tradições culturais enquanto experiências estéticas criativas.

3º TRIMESTRE

QUESTÃO AGRÁRIA E AMBIENTAL NA AMAZÔNIA

Agriculturas e sistemas agrários; renda da terra; questão agrária brasileira e amazônica; estrutura fundiária; apropriação da terra; políticas públicas; unidades de conservação; relação entre a questão agrária e ambiental na Amazônia.

BENS COMUNS, DIREITOS DA NATUREZA E CONFLITOS NA AMAZÔNIA

Importância e abordagens sobre os bens comuns na Amazônia; acesso e uso dos bens comuns; políticas públicas; povos originários, comunidades tradicionais; bens comuns como sujeito de direito; paradigmas e teoria geral dos direitos da natureza; jurisprudências e marcos legal dos direitos da natureza; estado, territórios, conflitos e direitos; movimentos sociais, luta pela terra e bens comuns.

SEMINÁRIO I E II

Temas de interesse dos e das estudantes. Os temas e os períodos serão estabelecidos em conjunto com os e as estudantes.

Serviço

  • Período de inscrições: 05 a 30 de julho de 2021
  • Número de vagas: 30 vagas, assim distribuídas:
  • Ampla concorrência: 16 vagas
  • Negros: 06 vagas
  • Quilombolas: 02 vagas
  • Indígenas: 02 vagas
  • Membros de comunidades tradicionais: 02 vagas
  • Pessoas com deficiência: 02 vagas
  • As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet através do site https://sig.unb.br/sigaa/public/home.jsf
  • Serão consideradas até o máximo de 300 (trezentas) inscrições, conforme a ordem de recebimento no site indicado.

+ sobre o tema

para lembrar

Índia foi o primeiro país a implantar o sistema de cotas

Brasília – A Índia foi o primeiro país do...

Com pandemia, dobra proporção de crianças que têm déficit na alfabetização

A proporção de crianças que têm dificuldades na leitura...

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...
spot_imgspot_img

Jovens cientistas receberão apoio de mais de R$ 21 milhões para pesquisas   

O Instituto Serrapilheira anunciou, nesta quarta-feira (26), os 33 pesquisadores selecionados em dois editais que vão injetar mais de R$ 21 milhões em ciência no Brasil. Uma...

Descumprimento do PNE é generalizado e afeta mais pessoas negras, pobres e do Norte e Nordeste, aponta balanço da campanha; faltam dados sobre indígenas...

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lança nesta terça-feira (25/06) seu Balanço do PNE (Plano Nacional de Educação) 2024. Abrangendo os 10 anos...

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...
-+=