Unegro completa 26 anos de luta por uma sociedade livre do racismo

A União nos Negros pela Igualdade, Unegro, completou 26 anos nesta segunda-feira (14). A Rádio Vermelho conversou com o presidente da Unegro, Edson França, e ele contou um pouco sobre a história da entidade e atuação no Brasil. Atualmente a Unegro está presente em 24 estados brasileiros e tem sua sede na capital paulista.

Por Mariana Serafini e Ramon de Castro

A entidade fundada em Salvador, na Bahia, nasceu em pleno processo de redemocratização do país e busca combater o racismo e toda forma de discriminação e opressão social. Edson falou sobre as importantes conquistas da Unegro ao longo destes 26 anos e enfatizou a inclusão da juventude negra no ensino universitário. Ele comparou a presença dos negros nos congressos da UNE há 26 anos e agora, que, devido aos programas sociais, aumentou consideravelmente. “Incluir a população negra é incluir a população na nação”, afirmou.

Apesar de jovem, a Unegro já conta com uma série de batalhas vencidas, na guerra diária contra o racismo. A entidade desempenhou papel importante na construção do I Encontro Nacional de Entidades Negras; no Congresso Continental dos Povos Negros das Américas, encontros nacionais de mulheres negras, trabalhadores e sindicalistas anti-racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entre outras iniciativas.

Edson também ressalta a luta de classes um dos pontos centrais do combate ao racismo da Unegro. Para ele, o preconceito está diretamente ligado ao sistema capitalista vigente que é opressor e excludente. Ele ressalta que apesar de estar em sintonia com o movimento negro de um modo geral, a Unegro se destaca justamente por não deixar de lado a questão da luta de classes.

Na ocasião, Edson também falou sobre a conjuntura política brasileira, os avanços sociais conquistados nos últimos 12 anos, de governos Lula e Dilma e a campanha presidencial que já começou.

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Coletivo Luiza Bairros: conheça grupo que atua no combate ao racismo institucional na UFBA

A principal estratégia utilizada é na exigência do cumprimento...

Negro é lindo: a música como resistência

Especialistas afirmam que composições que exaltam a cultura negra...

Do século 18 à arte contemporânea, mostra traz produção de artistas negros

Apenas 51 anos após sua fundação, a Pinacoteca do...

Pantera Negra: Novos vídeos destacam as guerreiras de Wakanda

A Marvel divulgou dois novos vídeos com entrevistas e...

para lembrar

Afrofuturismo e uma plataforma web de voo artístico

“Dúdús” em iorubá significa “escuros, negros, pretos”, explica o...

‘Single Ladies (Put a Ring on It)’, de Beyoncé, completa 15 anos

O ano era 2008. Beyoncé, dona de consideráveis sucessos até...

Viola Davis ganha Grammy e entra para o grupo do EGOT, de quem venceu principais premiações

Viola Davis ganhou o Grammy neste domingo e se tornou...

As resistências dos Quilombos no Brasil

Ultrapassando a ideia de que quilombo se configura meramente...
spot_imgspot_img

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

BH recebe suas primeiras estátuas de mulheres negras

A filósofa Lélia Gonzalez (1935-1994) e a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foram eternizadas na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Desde...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...
-+=