Vice-prefeito de Gdansk faz declaração racista em plena Eurocopa

 

O tema do racismo é uma das principais preocupações dos organizadores da Eurocopa, especialmente desde que os jogadores da Holanda denunciaram terem sido chamados de “macacos” durante um treino em Cracóvia, na semana passada.

“Quero agradecer aos habitantes e serviços da cidade por terem se comportado como gente normal, branca e civilizada ante nossos convidados, que também se comportaram como gente branca normal”, disse o político com essa declaração racista.

Bojanowski, de 40 anos, pediu desculpas na edição local do jornal Gazeta Wyborcza. “Peço perdão a todos que possam ter se sentido feridos pela maneira equivocada que empreguei em um programa ao vivo. Simplesmente queria agradecer aos habitantes e convidados, seja qual for a cor de sua pele”, afirmou.

 

Segundo Krzysztof Jarymowicz, chefe da organização polonesa Fundação para a Liberdade, que luta contra o racismo, trata-se de um exemplo de “até que ponto os estereótipos e a xenofobia estão fixados na mentalidade e na linguagem” na Polônia.

“Tenho certeza que o vice-prefeito de Gdansk utilizou essa fórmula inconscientemente”, declarou Jarymowicz ao Gazeta Wyborcza.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Para Princesas Visíveis

Uma musiquinha embalava a soneca da tarde do Domingo...

Setor privado tem oportunidade histórica para romper pacto racista

O impacto do racismo sobre a vida das pessoas...

Racismo, racismo

    Nesta quinta-feira, 4, ao entrar no...

para lembrar

CFCCT recebe encerramento da campanha “30 dias por Rafael Braga”

Ato reúne artistas e militantes sociais contrários à prisão...

Porque eles te atacaram , Cris Vianna?

Cris Vianna, vivemos num país com histórico escravocrata. Um...

Levski Sofia punido pela UEFA por atos racistas

Levski Sofia deverá jogar a sua próxima partida em...

Serena aprova atitude de Daniel Alves em prol do combate ao racismo

Norte-americana elogiou comportamento do jogador do Barcelona, que comeu...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=