Violência racial contra nigerianos preocupa Senado

A Câmara dos Representantes da Nigéria exortou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Olugbenga Ashiru, a apresentar as medidas tomadas para proteger os cidadãos nigerianos na Líbia.

Este pedido segue-se a uma moção apresentada pelo senador Abubakar Momoh sobre a guerra na Líbia e sobre a necessidade de evacuar os nigerianos ainda bloqueados naquele país do norte de África.

“Cerca de 200 nigerianos foram detidos e presos em celas subterrâneas e não têm acesso aos cuidados de saúde. Cabe-nos chamar a atenção do Governo sobre esta situação para que esses cidadãos possam ser retirados daquele país”, declarou o senador.

Acusados de serem mercenários ao serviço do então regime de Muamar Kadhafi, os negros originários da África Subsariana estão a ser massacrados na Líbia pelas tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT),”apesar dos esforços diplomáticos da Nigéria”, revelou a imprensa local.

Citando o coordenador da comunidade nigeriana na Líbia, Daramola Siji, o jornal “The Nation” fala em 25 nigerianos detidos em Tripoli só na terça-feira. “Estamos sem notícias deles. Rezamos para que não sejam executados como os outros trabalhadores imigrantes negros”, declarou Siji.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 1.200 trabalhadores migrantes africanos estão bloqueados numa cidade no sul do deserto líbio à espera de repatriamento.

Fonte: Jornal da Angola

+ sobre o tema

Carlos Marighella: o negro baiano que incendiou o mundo

A história do comunista, poeta e homem solidário que...

Ídolos 2010: você sabe quem é Tamires Santana?

Tamires Cristina de Santana tem 20 anos de idade,...

`Ela precisa de tratamento´, afirma Dudu Nobre sobre Adriana Bombom

Em entrevista à revista "Veja" deste sábado, 25, o...

para lembrar

Dilma é a segunda mulher mais poderosa do mundo na lista da ‘Forbes’

Presidente subiu de posição após dois anos consecutivos no...

Moda reforça protagonismo feminino em ‘Pantera Negra: Wakanda para sempre’

O filme "Pantera Negra", que tem sequência confirmada para este ano,...

Viola Davis é tema de mostra que celebra Dia da Mulher no MIS-SP

Programação especial do Museu da Imagem e do Som...

Bem-vindo a Marly Gomont, uma comédia de gargalhar

Foto Divulgação/ Marly Gomont Havia uma frase ouvida a certa hora...
spot_imgspot_img

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...

Longa capixaba “Presença”, com roteiro e direção de Erly Vieira Jr., será lançado nos cinemas no próximo dia 1° de agosto

“Presença”, estreia na direção de um longa metragem, de Erly Vieira Jr, que também assina o roteiro, foi selecionado para a Mostra competitiva do...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=