Você conhece o Estatuto da Igualdade Racial?

por Arísia Barros

O Estatuto da Igualdade Racial nasceu sob a Lei nº 12.288 de 20 de julho de 2010.

A Lei nº 12.288/10 é de autoria do Senador Paulo Paim.

Segundo o artigo 1º, o Estatuto da Igualdade Racial tem por objetivo “combater a discriminação racial e as desigualdades raciais que atingem os afro-brasileiros, incluindo a dimensão racial nas políticas públicas desenvolvidas pelo Estado”.

Buscando difundir o conhecimento sobre o Estatuto da Igualdade Racial, o Projeto Raízes de Áfricas, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República distribuirá aos participantes do X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas o livreto de 46 páginas que contém o texto legal.

O X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas acontece em Maceió, AL, nos dias 19 e 21 de março.

Tendo como tema central: Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas, o X Ígbà propõe uma análise sobre o racismo e suas ideologias subjacentes, nas Américas, tanto no plano simbólico quanto estrutural, como também mobilizar parcelas importantes da população como estratégia de fortalecimento para efetivação das políticas de promoção para igualdade racial, desde a Lei nº 10.639/03 a discussão do Estatuto da Igualdade Racial.

Na programação do X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas teremos palestras de convidados nacionais e internacionais, dentre eles, o adido cultural da Embaixada de Angola, Sr. José Carlos Lamartine Salvador dos Santos, a professora da Universidade Federal de Alagoas, *Maria Aparecida Batista de Oliveira, como também representantes do Ministério da Educação e dos Direitos Humanos.

Se você não conhece o Estatuto da Iguldade Racial está na hora de conhecer. Participe do X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas, que começa na segunda-feira, dia 19 de março, com entrada franca.

Serviço:

X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas

Locais:

Dia 19- Teatro Abelardo Lopes/SESI- Galeria Arte Center. Av. Antonio Gouveia, 1113- Pajuçara/Maceió, AL.( entrada franca)

Dia 21- Auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.

Inscrições podem ser feitas no local no dia 19 de março- das 10 às 17 horas: Galeria Arte Center. Av. Antonio Gouveia, 1113- Pajuçara/Maceió, AL.

Dia 21 de março: 7 às 10 horas: Auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas- Av. Fernandes Lima, 385 Farol, (Casa da Indústria).

Entrada franca. Só haverá taxa de R$: 10.00 (dez reais) para Seminário caso haja interesse na certificação.

Certificação: 20 horas

Informações: (82)8827-3656/3231-4201

E-mail: [email protected].

+ sobre o tema

A professora da creche cortou o cabelo crespo, da menina de um ano, dizendo ser duro, ruim de pentear- disse a mãe, na Omode

A Omode Roda de Conversa Sobre Crianças e Infâncias Invisíveis, aconteceu...

Justiça condena SP a pagar R$ 600 mil a familiares de vítima da chacina de Osasco

A 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça...

Jovens afirmam ter sofrido racismo em evento no Setor de Clubes Sul

Jovens afirmam ter sofrido racismo de segurança durante o...

para lembrar

O preço do funk

Em ambiciosos produtos audiovisuais, os funkeiros cariocas Anitta e...

NOTA PÚBLICA – Chacina no Rio de Janeiro

Mortes como as desses jovens, no entanto, reforçam...

A violência policial contra a juventude negra de Pernambuco, por Laércio Portela

A violência policial contra a juventude negra de Pernambuco...

“Negra Nojenta”- Brasileira eleita Miss Itália é vítima de racismo

A brasileira Silvia Novais, modelo de 24 anos, 1,77...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=